Perguntas mais frequentes

Navegou até aqui, mas ainda ficou com alguma dúvida? Teremos prazer em respondê-la.
Mas talvez ela já tenha sido respondida abaixo.


Acesso aos jogos

Se eu sou pai e quero que meu filho use a plataforma, como eu faço?
Existem dois caminhos possíveis, que podem acontecer ao mesmo tempo. Você pode falar da Xmile na escola de seu filho ou você pode entrar em contato conosco e nós mesmos nos apresentamos para a escola. Como os jogos são pensados para complementar a experiência escolar, é muito importante que o jogo seja inserido de maneira pensada pela equipe de educadores da escola de seu filho.
Se meu filho estuda em uma escola pública, como eu faço?
Estamos ampliando nossa atuação, inclusive em redes de ensino.
Se eu sou professor e quero usar a plataforma com meus alunos, como eu faço?
Existem dois caminhos possíveis, que podem acontecer ao mesmo tempo. Você pode falar da Xmile na escola onde você trabalha ou você pode entrar em contato conosco e nós mesmos nos apresentamos para a escola.
Se eu sou diretor, como eu faço?
Entre em contato conosco pelo telefone (21) 3268-6995 ou pelo email contato@xmile.com.br.
É caro aderir aos jogos?
Trabalhamos com a ideia de que o acesso à educação de qualidade é um direito. Entre em contato conosco que encontraremos o melhor plano, segundo as necessidades da sua escola.


Conceito pedagógico

Qual a relação do jogo com o que é ensinado nas escolas?
O conteúdo pedagógico dos jogos é baseado nas diretrizes curriculares nacionais do MEC (Ministério da Educação). São ao todo 160 “desafios” (minigames) para cada ano escolar, abordando língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza de forma interdisciplinar.
Além das disciplinas escolares, as crianças aprendem alguma coisa útil para a vida?
As narrativas são ambientadas em mundos imaginários, mas os problemas apresentados aos estudantes representam situações do mundo real. Assim, eles veem aplicações práticas do conteúdo escolar e consequentemente atingem um nível de compreensão mais profundo e significativo.
Qual a diferença entre os jogos da Xmile e outros jogos educativos?
Nossos produtos não são simplesmente um jogo, mas uma plataforma de aprendizado adaptativo baseada em jogos, com o acompanhamento de professores. O aprendizado adaptativo molda-se às necessidades de cada estudante – tanto favorecendo que avancem naquilo que estão compreendendo bem quanto possibilitando que revisitem conceitos que não tenham ficado claros, evitando que se criem lacunas no seu aprendizado.
Por que aprender com a Xmile é melhor que aprender do jeito tradicional?
Criamos uma ferramenta pedagógica que potencializa o processo de ensino-aprendizagem, valoriza os professores e os ajuda a criar uma experiência de aprendizagem sem precedentes para as crianças: moderna, estimulante e desafiadora. Unimos o melhor do ensino tradicional, que é a intervenção certeira do professor, com o que a tecnologia tem de melhor.


Xms e dados

O jogo é on-line. Seu ambiente é seguro para as crianças?
Os estudantes navegam em ambiente totalmente seguro e os dados das crianças são protegidos. Recebemos o selo internacional SafeKids, que atesta a segurança da nossa plataforma.
Como os dados dos alunos são gerados?
O estudante é convidado a enfrentar desafios e, enquanto joga, suas ações são transformadas em relatórios. Esses dados informam educadores sobre a maneira como cada estudante enfrentou cada desafio: se o resolveu correta e autonomamente; se o fez com ajuda; ou se o desafio foi além da sua compreensão naquele momento. Com estes dados, os professores podem atuar de forma personalizada com cada criança, dentro e fora da plataforma.
Como a ferramenta lida com as diferentes necessidades de cada criança?
O XMS permite não só um diagnóstico preciso das necessidades individuais de cada estudante, como também oferece recursos para auxiliar a saná-las:
  • Jogos: os professores podem escolher e selecionar histórias diferentes que tratem do mesmo conceito e nível de dificuldade ou transitar por diferentes níveis de desafio e objetivos de aprendizagem. Os jogos podem ser selecionados e atribuídos a uma criança ou a uma turma inteira, podem ter uma data específica para serem completados.
  • Atividades em sala de aula: além de uma descrição completa do que significa cada objetivo de aprendizagem, sugerimos atividades específicas a serem realizadas em sala de aula sem a utilização de qualquer tecnologia ou material especial.
  • Referências completas: O XMS apresenta referências bibliográficas completas baseadas no PNLD (Programa Nacional do Livro Didátivo) e no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) de cada objetivo de aprendizagem, por livro e páginas que tratam do assunto.


Escolas e redes

O que a escola ganha com a ferramenta?
Qualidade e diferenciação, oferecendo uma experiência de aprendizado moderna, estimulante e desafiadora, que encanta as crianças e valoriza os professores. Além disso, a ferramenta permite que a escola conheça melhor estudantes e professores e as necessidades de cada um. Isso possibilita uma alocação mais racional dos recursos disponíveis, além de tomadas de decisão bem embasadas em relatórios detalhados.
É possível acompanhar o envolvimento e o desenvolvimento das turmas?
Sim. Com os relatórios gerados pelo XMS o educador pode acompanhar onde cada aluno está em cada desafio, identificar os pontos de dificuldade e atuar especificamente neles.


Sala de aula

Quando e como utilizar os jogos?
Nossos jogos são multiplataforma, portanto podem ser acessados na escola, em casa ou na rua, pela web, em um desktop ou em seu tablet preferido, Apple ou Android. Com essa flexibilidade, o professor e a equipe pedagógica podem escolher o momento mais adequado para trabalhar os jogos: em aula, no laboratório de informática, no contraturno, como lição de casa ou qualquer outra maneira que melhor convier.
Como eu, professor, posso ajudar meu aluno?
Ao mesmo tempo em que coloca em prática o que aprendeu durante as aulas, o estudante tem seu desempenho em cada desafio monitorado pela ferramenta de gestão de aprendizado, o XMS (Xmile Management System). O sistema permite ao professor acompanhar em tempo real o ritmo e as necessidades de cada criança, por área de conhecimento, objetivo de aprendizagem e nível de dificuldade, permitindo que dedique atenção personalizada a cada uma.


Dados técnicos

O jogo precisa de computadores superpotentes para rodar? Quais são as condições mínimas?
Não. O mais importante é garantir o mínimo de 1GB de memória RAM. O ideal, no entanto, é que seja mais. Além disso, outros atributos importantes são:

Para Windows 7 ou superior:
Kit multimídia 16bits stereo
Intel Celeron N2830
Vídeo compatível com DirectX 9
1 Gb RAM
10 Gb livres em HDD

Para Mac OSX:
Processador Intel Atom ou amd equivalente
Som stereo
Intel Celeron N2830
2 Gb RAM
10 Gb livres em HDD
Flash Player Desktop
11.9.900.152

Para Linux:
Processador Intel Atom ou amd equivalente
Som stereo
Intel Celeron N2830
2 Gb RAM
10 Gb livres em HDD
Eu preciso oferecer um computador por aluno?
É possível ter até até 4 alunos por máquina. Porém, todos precisam logar em seus respectivos perfis num momento em que o computador esteja conectado à internet. Depois de logados, não é mais necessário ter acesso à internet.